quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Agumas obras plásticas de Almada Negreiros

Este é uma apresentação de contém algumas obras de Miró, de Vieira da Silva e também de Almada Negreiros. as obras de Almada são a que estão no slide 14 até ao 18. No slide 19 podes encontrar uma sugestão de trabalho que deverás aproveitar para redigires, em comentário, um pequeno texto. Escolhe um dos quadros de Almada apresentados nestes slides e conta uma história a propósito da obra como se fosses tu que a tivesses pintado. deixa o teu trabalho em comentário deste artigo. Aproveita e dá asas à tua criatividade!! Diverte-te!!

6 comentários:

Anónimo disse...

"As banhistas"
Um belo dia de Verão, assim que acordei apeteceu-me ir para a praia desenhar, mas ainda não tinha decidido o que ia esboçar. Então, preparei tudo e coloquei na minha mochila a tela, o pincel e tudo o resto necessário.
Dez minutos depois, cheguei à praia e deitei-me na toalha para poder observar o mar, os barcos e as pessoas. Mas o que mais me fascinou, foram duas senhoras que estiveram a conversar durante horas e horas e pareciam estar a falar de um assunto muito triste.
Algum tempo depis, tirei o material de desenho da mochila e comecei a pensar o que desenhar, mas estava sem ideias.
Mais tarde, as duas senhoras chegaram ao pé de mim e pediram-me que as desenhasse, pois uma delas ia partir em trabalho e queriam ficar com uma recordação daqueles grandes momentos que tinham passado juntas na praia a conversar e a observar os barcos
Eu não consegui dizer que não pois a história da vida daquelas duas amigas fascinou-me imenso!

cats girls disse...

MATERNIDADE 1935:
Certo dia estava eu num jardim com a minha tela e o meu material de desenho, pois apetecia-me imenso desenhar.De repente olhei para uma senhora que se encontrava com uma criança nos braços,a pedir dinheiro, deitada na calçada muito mal abrigada pois era um dia de Inverno. Como não tinha nada que me despertasse o interresse decidi desenhar a senhora.
Foi um dos melhores dezenhos que tinha feito até hoje. Aquele lugar deu-me inspiração e com um cenário assim tão maternal.Assim depois pus a tela junto da senhora e todas as pessoas que por lá passavam ficavam encantadas e contribuíam com uma moeda.

Anónimo disse...

"Mulher"
Certo dia estava eu a passar na rua, quando vi um sem abrigo muito mal vestido, com roupas rotas e a pedir dinheiro.
Deu-me pena, pois toda a gente passava por ali e ninguém lhe dava nada. Então decidi ir à loja de artes buscar uma tela, tintas e pincéis e perguntei-lhe se a podia desenhar, ela deixou.
Sentei de pernas à chinês e comecei a desenhar.
Depois de algumas horas de trabalho, entregue-lhe o quadro. Ela agradeceu imenso e foientãoa uma loja de artes vender o quadro e ganhou dineiro para comer.
Foi assim que consegui ajudar um sem abrigo. Fiquei muito contente por ajudar aquela mulher.

cats girls disse...

"Constelações"
Uma noite nao conseguia dormir, então decidi ir à rua olhar ao céu.
Enquanto estava a ver as contelações, ocorreu-me uma ideia magnífica, que era desenhar as constelações.
Fui buscar a tela, as tintas e o pincel ao quarto, começei a desenhar e quando acabei estava chei de sono.
Fui-me deitar e de manha quando acordei pensava que tudo não tinha passado de um sonho.
Mas quando fui à rua e vi o quadro soube que tinha sido mais que um sonho.
Catarina

Anónimo disse...

"As Banhistas"
Num dia de Verão de imenso calor,apetecia-me ir há praia então liguei a uma amiga minha,combinei encontrar-me com ela na praia.Preparei uma mala com a toalha,o protector solar,uma fruta,uma garrafa de água e claroa minha tela e os meus pinceis,e fui andando para a praia.Quando estava a chegar há praia a minha amiga telefona-me,pois tinha a roda do carro furada e tinha de se demorar um pouco para mudar a roda. Quando ela chegou há praia era quase 6 horas da tarde e não havia quase ninguém na praia,mas como havia muito calor e muito sol,eu e ela dicidimos ficar mais um pouco na praia.Sentamo-nos em cima da toalha a ver os barcos há vela passarem,quando chegaram duas senhoras de fato-de-banho e de chapéu conversando, sentaram-se na areia e eu achei aquela imagem interessante, então fui ao pé das senhoras e pedi autorização para pintar os seus retratos.Pois elas um pouco tristes por causa das suas conversas disseram que sim e eu fiquei muito feliz e comecei a pintar.

Anónimo disse...

Numa manhã de verão despertei e quis ir desenhar para a praia, apanhei os materiais que precisava e meti tudo na minha mala. Quando cheguei á praia não vi lá ninguém deitei - me um bocado na toalha até que ouço um barulho, duas mulheres a conversar mesmo á minha frente e com um barco entre elas a passar, mas elas pareciam estar a falar de um assunto muito delicado que parecia que uma pessoa da sua família tinha morrido.
Continuei a observá - las e passado algum tempo tive a ideia de fazer um desenho que as retratava a conversar, mas sobre uma conversa muito contente passado algum tempo ainda eu estava a desenhar elas decidiram ir ao banho, mas eu continuei a desenhar até que começoua anoitecer e eu ainda não tinha acabado o desenho então fui para casa... Passado algum tempo já tinha acabado o desenho, mas queria dar a essas senhoras o meu quadro, para não só para as animar, mas também para lhes agradecer no dia seguinte acordei bem cedo para ir á praia dar o quadro ás senhoras quando lá cheguei só lá estava uma das senhoras e quando eu fui lá para lhe entregar o quadro, ela assustou - se, mas eu acalmei - a , ela contou - me que o marido da sua amiga tinha morrido então eu disse á senhora para dar á sua amiga o quadro e no outro dia quando eu fui á praia estavam lá as duas senhoras, que quando me viram vieram logo ter comigo para me agradecer e dizer que o meu quadro as deixou muito mais contentes.
Imagem 14 - "As banhistas"
Diogo Proença